UMA JORNADA EM HABILIDADES SOCIAIS
O processo tem a seguinte sequência lógica:
1º Etapa: Intrapessoal (7 encontros) Cada encontro equivale a duas horas semanais.
2º Etapa: Interpessoal (4 encontros)
3º Etapa: Motivação (4 encontros)
4º Etapa: Comunicação (4 encontros)
5º Etapa: Liderança (5 encontros)
Porém, o cliente poderá optar em contratar uma das etapas de desenvolvimento pessoal e organizacional de acordo com o seu interesse. Segue o quadro dos conteúdos programáticos, abaixo, para apreciação. Há possibilidade de acrescentar conteúdos sugeridos pelo cliente.
INTRAPESSOAL |
INTERPESSOAL |
MOTIVAÇÃO |
COMUNICAÇÃO |
LIDERANÇA |
7 encontros |
4 encontros |
4 encontros |
4 encontros |
5 encontros |
- Ética Profissional e a crise dos valores na modernidade; - Refletindo sobre a auto-estima; - Como ser e estar preparado para ser um agente de mudança. Lema : “ É preciso buscar a mudança dentro de si mesmo”; - Dissonância cognitiva: como sair dela; - Indícios de congruência e incongruência; - Administração do estresse: parte I; - Estratégias de enfrentamento do estresse; - O segredo de quem rompe a inércia: o diferencial de pessoas e profissionais bem sucedidos; - O que cria as oportunidades: a interação entre o pensar, o sentir e o agir; - Inteligência integradora: lógico-matemática, lingüística, espacial, musical, corporal-cinestésica, interpessoal, intrapessoal (habilidade de administrar os sentimentos); - A capacidade de transformar problemas em oportunidades; - A interferência dos estados de ânimo (sentimento de culpa, raiva, ressentimentos, inveja) na dinâmica da empresa e no resultado final; - A importância da descoberta do temperamento emocional no desempenho das tarefas diárias; - Auto conhecimento, auto transformação e auto realização: o despertar da consciência; - Multiplicidade egóica dentro da organização: Exemplo: o EU que quer fazer dieta (ego), o EU que quer comer (ID) e o EU que se culpa porque comeu (Superego); - Recursos para controlar as emoções negativas; |
- Treinamento em habilidades sociais; - Administração do estresse: parte II; - Grupos: Psico grupo, sócio grupo, grupos formais e informais, primários e secundários. - Grupos: Papéis Funcionais, Papéis relativos à tarefa do grupo, papéis relativos à manutenção do grupo, papéis individuais; - Revelações da vida adulta; - Atributos diferenciadores: capacidade de criar e consolidar relacionamentos, liderança, capacidade de comunicação, velocidade e rapidez nas demandas, saber ouvir; - Como lidar com os tipos de clientes: cliente emotivo, racional, falador, calado, inovador, formal e explosivo; - Atitude assertiva no atendimento ao cliente; - A doença da pressa: cobrança interna e externa de resultados imediatos; - Soluções imediatas referente a problemas inesperados e técnicas para obtenção do controle ansioso; - Sintomas ansiosos, geradores de conflitos e desempenho profissional; - Problema ético na empresa: sensorial ou alucinação; - A crítica em forma de sanduíche; - Comportamento interpessoal e sentido de equipe; - Tipos de personalidades: A, B, C e D e sua dinâmica dentro das organizações; - A emoção raiva e seus dois estilos de expressão: raiva para dentro e raiva para fora; - Estresse emocional e os seis componentes da raiva; -Estratégias específicas para lidar com a raiva; - A importância de trabalhar em grupo e o trabalho em equipe; - O que fazer e como proceder quando surgem conflitos na dinâmica do grupo de trabalho; - Obtenção de bons resultados na empresa tem-se pela identificação e Solução de problemas; - Jogo de papéis ( Análise Transacional): Salvador, perseguidor, vítima. - Steve Jobs: empresa transformadora no mundo contemporâneo |
- Motivação de pessoal; - Visão de si, do outro e do ambiente de trabalho; - Identificação de resistência a mudanças; - A linguagem do mundo: siga sempre os sinais; - Atitudes vencedoras: determinação, ousadia e coragem, disciplina e perseverança, criatividade e autodesenvolvimento permanente; - A retroalimentação que estabiliza os movimentos sociais dentro das organizações; - Como vai a sua motivação: a interferência do vínculo entre cognição, afeto e comportamento; - Quem precisa do resultado do seu trabalho: uma reflexão sobre pensamentos equivocados; - Quem será que está atrapalhando o seu progresso: uma visão cognitiva e comportamental com a prática diária da organização; - De lagarta a Borboleta: a metamorfose necessária a sobrevivência da organização; - Reexaminando valores e princípios mais significativos; - Desenvolvendo uma grande visão; - Estabelecendo metas de relacionamento: fazendo as pessoas participarem de suas metas; - A interferência da depressão-ansiosa na motivação ocupacional; - Busca de aceitação pelo desenvolvimento participativo: compreendendo as nuances da técnica “Tempestade cerebral”; - O cultivo do equilíbrio emocional como fonte da energia vital; - Cisões mente-corpo/emoção-razão; - A auto-regulação frente a couraça emocional; - Exercícios bioenergéticos e técnicas de sensibilização. |
- A Pragmática da comunicação: axiomas conjeturais de comunicação ( interação simétrica e complementar); - Comunicação patológica; - A comunicação na esfera dos esquemas mentais mal adaptados; - Inteligência social na comunicação interna e externa; - Oratória: desenvolvendo as habilidades contidas; - Comunicar para quê: a importância da comunicação interna como processo pessoal e organizacional; - Comunicação: uma função estratégica; - Comunicação: processo dialógico onde as pessoas estabelecem relações de afeto, ódio, amor, hostilidade, solidariedade e medo; - Comunicação: da dimensão ética a estética; - Diálogo face a face: otimização na solução de problemas e tomada de decisão; - Os rumores comprometendo o clima organizacional, a produtividade e os resultados; - Comunicação interna, institucional e mercadológica; - Comunicação interna: ferramenta de endomarketing; - Autenticidade e comunicação efetiva: verbal e não verbal e sua coerência; -Endomarketing - Feedback |
- O líder Janusiano; - A influência do comportamento do líder no ambiente de trabalho; - Por que as avaliações de desempenho não alcançam o seu objetivo final? - Liderança: eis uma questão de esquema mental; - Superando conflitos antes da quebra da harmonia do clima organizacional; - Resiliência: enfrentamento sadio da situação adversa; - Empresa: uma visão diferente; - Balança decisacional: uma análise antes das decisões; - O ciclo da resolução de problemas; - Questionando rótulos, atribuições e significados; - Coaching: objetivando a saúde empresarial; - Pesquisa de clima organizacional; - Levantamento de necessidades de treinamento; - Desenvolvimento de gerências: uma nova visão sobre o subordinado e a subordinação; - Empreendedorismo, competências técnicas e habilidades interpessoais; - Liderança é...: Educar para o pensar; - A importância e aceitação da hierarquia dentro do grupo e seus diferentes papéis; - O papel do mediador de conflitos; - Gerenciamento e mediação de conflitos: princípios da assertividade; - Tipos de liderança: flexível, diretivo, administrador e o delegador; - A importância do homem parentético nas organizações: como a gerência lida com ele; - Estilos(X, Y, Z) de liderança e seus efeitos na auto estima, na confiança do grupo, na distribuição das tarefas, nos efeitos no grupo, na interação do grupo, na motivação para o trabalho, na natureza dos cargos, nos objetivos do trabalho, no relacionamento com o grupo e no uso do poder. Análise do perfil do líder; - Avaliação de desempenho operacional; - Avaliação de desempenho gerencial; - Pesquisa de clima organizacional; - Levantamento de alternativas e a tomada de decisões.
-Comportamento organizacional |
Todos os assuntos supracitados serão mediados por: - Esquemas cognitivos mal adaptados a realidade ocupacional (16 tipos de esquemas) - Crenças de: Desamparo (incompetência), Desamor (Rejeição) e Desvalor no desempenho do trabalho. - Distorções cognitivas e sua implicação nas relações de trabalho (11 tipos de distorções) - Transtornos de personalidade: um conhecimento essencial para a saúde da sua empresa (14 transtornos) |
Feedback:
Ao final dos treinamentos, oferecemos duas avaliações que compõe o trabalho realizado. São: 1ª Avaliação da eficácia do treinamento (realizado com todos os participantes ao final do treinamento)
2ª Avaliação gerencial-pós treinamento (realizado com as gerências uma semana após o término dos treinamentos).
Duração do processo: 6 meses (inclui as cinco etapas)
Número máximo de pessoas por grupo: à combinar
Local:
Empresa (à combinar) se houver sala própria.
Dias/Horários: À combinar (Disponibilidade de segunda a domingo)
INVESTIMENTO:
►De acordo com a Tabela de Honorários do Conselho Regional de Psicologia – CRP 12ª Região.