Florianópolis / SC - sexta-feira, 20 de outubro de 2017

TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL: TRATAMENTO

Trata-se de uma abordagem de trabalho convencional e objetiva, ou seja, que atua na mente consciente das pessoas e tem um propósito bem definido visando o momento atual com foco no futuro. As experiências do passado servem para orientar os motivos que levaram os esquemas mentais a se constituírem e dessa forma descontruí-los para viver um futuro mais harmoniosamente consigo mesmo e com as outras pessoas.

Nesta abordagem de trabalho, mobiliza-se o cognitivo e o comportamental estimulando o cliente a desenvolver-se nos aspectos cognitivos, afetivos e comportamentais.

Aborda-se os Esquemas Cognitivos mal adaptados as situações da vida e motiva-se o cliente a ter domínio sobre esses esquemas mentais utilizando-se de técnicas CONSCIENTES que atuarão no padrão de funcionamento psicológico. Essas técnicas são abordadas num formato lúdico e com raciocínio lógico.

Cito algumas técnicas:

Técnicas de relaxamento muscular progressivo, meditação dirigida, digestão cognitiva, exercícios lógicos, exercícios lúdicos para ativar a reflexão, leituras, avaliação do transtorno por meio de escalas científicas, estimulos criativos para desenvolver as habilidades e competências do cliente.

Etapas do tratamento:

1. Eliminação de sintomas;

2. Auto conhecimento;

3. Metacognição;

4. Prevenção de recaídas;

5. Processo de alta terapêutica.

Duração do tratamento:

Varia de acordo com cada pessoa, pois trata-se do aparecimento de uma resistência psicológica que é diferente para cada cliente. Normalmente, com 3 meses de tratamento já é possível perceber mudanças significativas na vida da pessoa quando esta, faz o tratamento seguindo todas as orientações. A variação na duração do tratamento também absorve a gravidade do transtorno psicológico.



Para esclarecimentos de dúvidas, envie uma mensagem para noranadir@hotmail.com