Florianópolis / SC - sexta-feira, 20 de outubro de 2017

O que é um Fenômeno Psicológico?

Fenômeno psicológico são processos cognitivos que influenciam o comportamento à partir da significação dada a determinado pensamento e da percepção sobre uma situação desencadeando idéias disfuncionais, equivocadas ou exageradas favorecendo assim, as reações emocionais (raiva, tristeza, medo, nojo ou alegria excessiva, culpa, ansiedade, humilhação, insegurança, desesperança, entre outras emoções.) também favorece a ativação de reações fisiológicas tais como: taquicardia, insônia, mãos geladas e trêmulas, sudorese, boca seca, aperto no peito ou no estômago, falta de ar, entre outras reações. Além disso, a cognição distorcida da realidade, na qualidade de fenômeno psicológico, promoverá um comportamento desadaptativo na pessoa. Por exemplo: alcoolismo, drogadicção, agressividade, impulsividade, compulsão alimentar, entre outros comportamentos desfavoráveis a uma vida com qualidade

 

É muito provável que uma pessoa comprometida com um fenômeno psicológico estará vivendo transtornos do tipo: depressão, ansiedade generalizada, pânico, fobias, como solução do problema de vida.

 

Muitas vezes o fenômeno psicológico está associado a fenômenos psiquiátricos, isto é, insuficiências neuroquímicas do cérebro. Logo, nesta situação, se faz necessário o acompanhamento com as duas áreas da saúde. No caso da Psicologia, esta tratará as questões relacionadas a mente(o pensar, o sentir e o agir humano) e a Psiquiatria tratará as questões relacionadas ao cérebro para equilibrar, com medicação, as áreas que apresentarem deficiências.